quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Memórias de uma Gueixa - Arthur Golden

Um livro para ler de um só fôlego... Muito bom!

Memórias de uma Gueixa conta a história de Nitta Sayuri, uma das gueixas mais famosas do Japão, desde sua infância numa pequena aldeia de pescadores até seu apogeu como gueixa. Não é uma história real, mas o autor que estudou a cultura japonesa, faz um relato fiel das tradições e acontecimentos no Japão das décadas de 30 e 40, época em que o país estava em Guerra. O livro conta a vida de Sayuri, os segredos da arte de ser transformada em gueixa e mostra com simplicidade as dificuldades enfrentadas nessa forma de vida, principalmente durante a Guerra. É um livro que envolve e emociona e nos leva a refletir sobre a vida, seus dissabores e o amor.

Além do livro também vale a pena assistir o filme que retrata com fidelidade a história escrita por Arthur Golden.

Uma frase linda do livro é quando a personagem diz: " Todo passo que dei em minha vida desde quando era criança em Gion, foi dado na esperança de me aproximar de você".


Resumo do livro:

"Chiyo vivia tranquilamente numa aldeia de pescadores no seu país, Japão. Nunca saíra de Yoroido e não fazia a mínima idéia de como era o mundo lá fora. A sua mãe morreu e ela ficou só com o pai e a irmã. Um dia conheceu o Sr. Tanaka Ichiro o qual reparou na beleza de Chiyo e tratou de vendê-la a ela e á sua irmã. Tratou de tudo com o pai de Chiyo dando algum lucro também ao pobre pescador. Assim Chiyo com 9 anos de idade, e a irmã mais velha, foram para Quioto. Mas mal lá chegaram foram separadas. Chiyo foi para uma casa de gueixas muito prestigiada para se iniciar naquela arte. Teve que frequentar uma escola de gueixas, onde aprendia a ler, escrever, cantar, dançar, pentear, maquiar, enfim tudo o que uma boa gueixa deve saber. Com a sua nova amiga Abóbora e a sua inimiga a mais prestigiada gueixa do bairro de Gion, Hatsumomo, ela enfrenta uma série de peripécias e descobertas sobre aquele novo mundo. Quando está prestes a desistir de tudo e a tentar voltar para a sua terra conhece um homem gentil por quem se apaixona, o Sr Presidente, apesar da sua terna idade ela decide lutar para ser gueixa só para conseguir que o Presidente seja o seu Danna. Nesta árdua tarefa tem de lutar ainda com mais força contra tudo e todos e com a ajuda de Mameha, uma gueixa também muito famosa com muita experiência, consegue ser gueixa. Mas a sua luta ainda não acabou. agora começa a parte mais difícil pois Nobu, amigo do Presidente, também interessado em Sayuri, o nome de gueixa de Chiyo. Assim ela tem que conseguir conquistar o Presidente e afastar Nobu sem magoar nenhum dos dois e sem deixar de ser gueixa. Entretanto os anos passam e surge a 2ª guerra mundial. O Japão deixa de ser como era. Quando finalmente o país alcança a paz Sayuri reencontra velhos amigos. Reencontra o Presidente e finalmente este declara-se. Passa a ser o seu Danna, mudam-se para Nova Iorque uns anos depois e vivem lá felizes até o fim da vida do Presidente. Depois Sayuri decide contar a sua história ao mundo..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário