terça-feira, 13 de maio de 2014

QUARTO - Emma Donoghue

QUARTO - Emma Donoghue


Um livro imperdível!

Jack vive em um quarto com a Mãe. O quarto é o mundo para ele. Isolados no quarto Jack não sabe: como a situação dos dois é complicada; que o quarto é o cativeiro; que sua mãe foi sequestrada pelo velho Nick sete anos atrás e desde então é abusada sexualmente; que o mundo da TV é real;  não sabe quanta vida existe além das paredes do quarto. Sua mãe criou um mundo feito pro Super Jack, fazendo com que ele passasse por isso da forma mais "agradável" possível, sem grandes traumas, mas Jack está crescendo e eles precisam sair dali de todo jeito, há muita vida lá fora. A mãe então começa a elaborar planos de fuga que dependerão de Jack para serem um sucesso. Será que Jack consegue? 

Imagine você com 5 anos, vivendo em um quarto, dormindo em um guarda-roupa e contando quantas vezes a cama rangeu antes de tudo ficar no completo silêncio. Apavorante? É né? Assim acontece quando o Velho Nick vai visitar a mãe de Jack todas as noites. 

Comecei a ter um carinho enorme pelo Jack, acho que do tamanho do quarto, do mundo dele, do espaço sideral...  A inocência de Jack faz a gente ficar perturbado, querendo "entrar" na história para ajudá-lo a resolver todas as situações... A leitura faz com que a gente torça para que o plano de fuga dê certo, para que o Velho Nick se dê muito mal, a gente sente a dor da mãe ao proteger o filho, a gente sente pena do Jack e torce para que ele consiga ajudar a mãe a fugir daquele quarto. 

A mãe é realmente "A Mãe", o amor dos dois é lindo e o dia a dia deles no quarto, as brincadeiras simples, as histórias que ela conta pra ele, toda a preocupação de não deixar que o filho sofra e não deixar que ele perceba a realidade apavorante que eles viviam, sem deixar o velho Nick tocar em um fio de cabelo do pequeno Jack, é incrível... 

QUARTO é o tipo de livro que você quer que todo mundo leia!!! É um livro para todos conhecerem, chorarem e se emocionarem com Jack e sua mãe. É uma linda história de amor.

É uma ficção narrada em primeira pessoa pelo próprio Jack, com toda a inteligência, perspicácia e lógica que pode ter um garotinho de cinco anos de idade. Emma Donoghue consegue prender o leitor intensamente, apesar de prevermos quase tudo o que vai acontecer. O livro trata de um tema adulto e pesado, mas que foi amenizado por ser contado através dos olhos de uma criança de 5 anos, Jack.

Fazia tempo que eu não lia um livro tão bom e que não me deixou parar até terminar a leitura! Li rápido e amei, pois, a história de Jack e sua mãe é de uma sensibilidade comovente, chocante, triste e alegre ao mesmo tempo e emocionante! Realmente é um livro maravilhoso e imperdível! 

Vale a pena ler! RECOMENDADÍSSIMO!!!!

RESUMO: 

"Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la. O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário