domingo, 5 de fevereiro de 2012

O que vem a ser Meio Ambiente?



Acho que um tema importante para abordarmos hoje é o MEIO AMBIENTE, pois como podemos observar, está cada dia sendo mais destruído por nós seres humanos... 


Precisamos preservar fauna, flora, recursos naturais, recursos hídricos (lagoas, rios, mares, etc...) para que nossa espécie também possa sobreviver e deixar uma herança natural para as futuras gerações...


Olhando alguns sites encontrei algumas definições sobre esse tema tão discutido hoje: o MEIO AMBIENTE.


Temos várias definições para a palavra MEIO AMBIENTE.


"O termo meio ambiente é tratado por muitos autores como sinônimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado. Entretanto precisamos ter uma idéia mais aberta e aprofundada do termo, formar no "homem" uma noção de que este pertence ao meio ambiente e que este está relacionado intimamente com sua sobrevivência. Através da sua relação com a natureza e suas inúmeras espécies existentes, o ser humano pode ter o real conhecimento de sua origem e identidade biológica, social e cultural...


Podemos defirnir meio ambiente também, colocando seu significado relacionado a idéia de recursos, de gerador de energia e matéria-prima. E a partir dessa noção podemos trabalhar a educação ambiental e as questões de consumo responsável e solidário, na tentativa de defesa do acesso às matérias-primas da natureza de forma comum a todos.


Outro significado seria falarmos em meio ambiente como um conjunto de problemáticas e questões, quando surgem as pesquisas e as ações que buscam soluções para os desastres e consequentes perdas humanas e materiais que contibuem para o desequilíbrio natural de um determinado meio.


Meio ambiente pode ser entendido no sentido de ecossistema, ou seja, o conjunto de seres vivos e do seu habitat natural, e todas as interações desses organismos com o meio e entre si, e mais, um conjunto de fatos e realidades ambientais, considerando a diversidade do lugar e a sua complexidade.


Meio ambiente também pode indicar um TERRITÓRIO utilizado por várias espécies, inclusive o homem.


O meio ambiente visto como lugar onde se vive também pode se referir à vida diária na nossa casa, escola, ambientes de lazer e trabalho. Visto como biosfera o meio ambiente pode esclarecer a interconexão entre natureza e sociedade em todo o planeta. O planeta é a base da vida, é dele que tiramos todo o nosso sustento, de sua prevervação, portanto, depende nossa sobrevivência."


Como integrante da Defesa Civil de Fortaleza, verifico que qualquer pesquisa ou campanha de educação ambiental a ser realizada, deve levar em consideração todas as definições existentes sobre o termo meio ambiente.


Preservar o meio ambiente é também preservar a espécie humana!
Patrícia Mena (Agente de Defesa Civil de Fortaleza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário