sexta-feira, 8 de abril de 2011

Defesa Civil e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) firmam parceria para mitigar DESASTRES!

Defesa Civil de Fortaleza participa do "Projeto Chuva"

Pioneira no Brasil, a Defesa Civil de Fortaleza é uma das parceiras do Projeto Chuva, coordenado e executado no país pelo Centro de Previão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC - Fortaleza), juntamente com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), coordenará com o "Chuva", um projeto piloto, o Sistema de Observações de Tempo Severo, que utilizará radares e modelos hidrometeorológicos para recuperar informações sobre alagamentos e inundações e, assim, acionar um sistema de alerta e alarme. Nessa quarta-feira (6) de abril, às 9 horas, na sede da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza, foram apresentados detalhes deste sistema à imprensa.

Através dessa nova estratégia, a equipe de técnicos de Defesa Civil de Fortaleza conseguirá pontuar - de bairro a bairro - os impactos das chuvas com antecedência, possibilitando um trabalho com maior prevenção em possíveis danos causados pelas chuvas à população fortalezense, como enchentes e deslizamentos de terras. Os equipamentos instalados na sede da Guarda Municipal e Defesa Civil indicarão os locais com presenças de gotas líquidas de água, granizo, cristais de gelo, como também a quantidade de chuva e outros parâmetros climatológicos.

Segundo Elineldo Maia, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Redução de Desastres - NUPRED e do projeto piloto de monitoramento de tempos severos da Defesa Civil, será analisada a evolução das chuvas em diversos segmentos. "Poderá ser observado o traçado nas vias urbanas, curvas de nível, áreas de risco e monitorar os seus impactos", destaca.

O principal objetivo do "Projeto Chuva" é ressaltar a importância das chuvas "quentes", típicas de regiões tropicais, que estão associadas às chuvas fortes e contínuas, que costumam provocar deslizamentos de encostas e enchentes. Serão coletados parâmetros climatológicos para análises das precipitações. Os resultados da pesquisa irão orientar as especificações do satélite brasileiro que integrará o programa Medidas Globais de Precipitação - Global Precipitation Measurement (GPM), liberado pelas agências espaciais dos Estados Unidos (NASA) e do Japão (JAXA).

Fonte: www.fortaleza.ce.gov.br/gmf (notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário